30 de abril: Dia Nacional da Mulher

Você sabia que no dia 30 de abril comemoramos o Dia Nacional da Mulher?

Muitas vezes conhecemos apenas o dia 8 de março, que é o Dia Internacional da Mulher, mas é muito importante também estarmos atentas para datas nacionais, pois essas datas sempre homenageiam pessoas importantes na nossa história e podem se tornar uma ótima referência para os dias atuais.

Lutar pelos direitos das mulheres é lutar pelos direitos de todos, sempre lembrando o esforço de tantas guerreiras no passado e o longo caminho que ainda vamos percorrer no presente e no futuro.

Conhecendo Jerônima Mesquita

O Dia Nacional da Mulher é comemorado em uma data que é um marco na história do nosso país, no dia 30 de abril de 1880 nascia Jerônima Mesquita em Leopoldina, Minas Gerais. Jerônima foi uma importante líder feminista e fundadora do Movimento Bandeirante.

Ela participou como voluntária na Cruz Vermelha de Paris e Suíça, tendo uma atuação significativa na fundação da Cruz Vermelha aqui no Brasil, se dedicando sempre a várias atividades filantrópicas e sociais.

Sempre lutando por causas importantes, ela esteve à frente de várias lutas pelos direitos das mulheres, se tornando uma das pioneiras a lutar pelo direito do voto feminino.

Entre tantos feitos, Jerônima também se dedicou ao Movimento Bandeirante, engajando, ensinando e incentivando diversas mulheres e a educação em geral.

30 de abril: Dia Nacional da Mulher
Foto por Artigos Comunicação

Que tal incluir mais essa comemoração na sua agenda? No Dia Nacional da Mulher você pode mandar uma mensagem especial para a sua mãe, avó, tia ou amiga. Além de usar as redes sociais para que mulheres batalhadoras como Jerônima não sejam esquecidas.

É importante lutarmos para que dias assim não se transformem apenas em uma data comercial, mas sim em um dia de reflexão, conversas e transformações que vão refletir em todos os próximos dias, pois a luta pelos direitos das mulheres é uma luta válida e constante. Você já conhecia o Dia Nacional da Mulher? Deixe aqui o seu comentário!