Como decorar uma sala só com tapete e almofadas?

Você sabia que para deixar a decoração da sua sala super estilosa não são necessários muitos itens? Um bom sofá, um tapete e várias almofadas decorativas já são capazes de resolver o problema. Por isso, hoje ensinarei à vocês como decorar uma sala só com tapete e almofadas.

É possível decorar uma sala só com tapete e almofadas?

Quando nós falamos sobre decoração, logo vem em mente uma série de estilos e formatos diferentes, com vários objetos e móveis que, juntos, compõem um cenário elegante e harmonioso.

Contudo, para conseguir um resultado agradável, na verdade, poucos objetos já bastam.

Por mais que combinar diversas peças de decoração seja divertido, muitas pessoas gostam de um estilo mais minimalista e simples, com uma quantidade reduzida de objetos e um ambiente mais clean.

Assim, entram as técnicas de como decorar uma sala só com tapete e almofadas.

Mas não só isso, quando estamos com o orçamento apertado essas dicas também podem nos salvar. Logo, eu digo para vocês com toda a certeza: há sim como decorar uma sala só com tapete e almofadas. O resultado pode ser incrível.

Como decorar uma sala só com tapete e almofadas?

Dicas de como decorar uma sala só com tapete e almofadas

Apesar da pouca quantidade de itens, as combinações entre almofadas decorativas e tapetes é grande. Você pode optar por diferentes cores, texturas, tamanhos e formatos para criar uma atmosfera elegante, convidativa e aconchegante na sua casa.

E, para os mais modernos, até mesmo dispensar o sofá da sala é uma opção.

Dessa forma, não tem como contestar as técnicas de como decorar uma sala só com tapete e almofadas.

Qualquer um pode investir nessas dicas e ainda economizar um pouco com o visual mais minimalista e simples.

Veja a seguir como fazer isso.

Como decorar uma sala só com tapete e almofadas?

Invista em almofadas de diferentes tamanhos e formatos

Você pode – e deve – investir em almofadas decorativas para montar a sua decoração, acesse o site da loja Almofadas da Flor. Contudo, variedade é a palavra-chave e quanto mais tipos, modelos e cores, melhor.

Portanto, aposte em almofadas de tamanhos e formatos diferentes para criar um visual mais dinâmico e moderno. Arredondadas, mais compridas ou aquelas mais clássicas, no formato quadrado tradicional. Todos os modelos servem e ajudam a compor uma estética interessante.

Assim, você pode posicioná-las sobre o sofá ou em poltronas, brincando com o mix de tamanhos – em ordem ou não, quem decide é você!

Como decorar uma sala só com tapete e almofadas?

Além disso, com a quantidade certa de almofadas decorativas, você ainda consegue dispensar o sofá e com o suporte de um pallet ou outro tipo de estrutura, criar um espaço bem diferente, nada tradicional.

E não se esqueça das diferentes cores e estampas também. Escolha uma paleta de cores que seja a sua cara e desenvolva o conceito da sala em cima dela, para que todas as peças conversem entre si e promova a harmonia dentro do espaço.

Escolha o tapete certo para a sua sala

Talvez essa seja a parte mais complicada do processo para decorar uma sala só com tapete e almofadas. Afinal, o tapete pode ditar todo o clima do ambiente e, por isso, a sua escolha é crucial.

Para definir o melhor tapete para a sua sala, é preciso ficar atenta a 5 fatores:

  • Tamanho do tapete
  • Material do tapete
  • Formato
  • Estampa

Como decorar uma sala só com tapete e almofadas?

Tamanho do tapete

Para definir o tamanho ideal, você precisa antes de qualquer coisa ter a medidas corretas da sua sala. Em seguida, defina se os móveis vão ficar em cima do tapete ou não – afinal, se os móveis irão ficar em cima o tapete pode ser maior.

Uma vantagem do tapete é que quanto maior ele for, maior será a impressão de que o espaço é grande. Por isso, se sua intenção é essa, compre um tapete grande.

Material do tapete

O material do tapete também é fundamental. Você prefere materiais mais sintéticos ou naturais? Para definir isso, é muito importante considerar os outros componentes e cores do cômodo da casa.

Para espaços mais aconchegantes, tapetes peludos são uma ótima escolha, pois deixam a sala com um quê de conforto. Por outro lado, quem possui um estilo mais minimalista e clean, pode optar por peças com material mais liso.

Como decorar uma sala só com tapete e almofadas?

Formatos do tapete

Geralmente, para salas os formatos mais prefeitos são os quadrados ou retangulares. Os tapetes redondos são mais indicados quando há uma mesa quadrada no ambiente.

Estampa do tapete

Outra vez: para escolher a estampa é fundamental prestar atenção ao ambiente onde o tapete será inserido. Caso o ambiente já possua muitas partes estampadas, optar por um tapete também estampado pode poluir o visual, deixar as coisas confusas visualmente.

Portanto, utilizar tapetes estampados com o restante do cômodo transmite uma identidade mais “limpa”, assim, as estampas vibrarão e não poluirão.

Além disso, é importante combinar as cores da estampa com o restante do ambiente e com as almofadas. Siga bem a paleta de cores definida, visando a harmonia entre todos os componentes da sala. Com isso, poucos detalhes adicionais serão necessários, pois tudo ali se completa e forma um espaço aconchegante e perfeito para toda a família.

E também é importante ficar atento à proporção. Veja bem, em ambientes muito grandes, tapetes pequenos podem ficar estranhos, como uma peça fora tabuleiro.

E se você quiser, invista em pequenos objetos para complementar a decoração. Não é necessário se prender às técnicas de como decorar uma sala só com tapete e almofadas, afinal, quem decide o que combina mais com a sua casa é você!