As Origens e Comemorações do Dia Internacional da Mulheres

As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres
COMPRAR O LIVRO

Conhecer as motivações e os mitos e os fatos que deram origem ao 8 de março é o que nos traz o livro de Ana Isabel Álvarez González. A pesquisa realizada pela autora apresenta a história do movimento de mulheres socialistas do final do século 19 e início do século 20. Mostra embates e contradições dentro do movimento socialista quanto ao reconhecimento da importância da igualdade entre os sexos e da libertação das mulheres.

A versão traduzida em português deste livro foi lançada durante a 3º Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. São muitas as histórias que existem acerca do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. O livro As Origens e Comemorações do Dia Internacional da Mulheres nos traz a oportunidade de descobrirmos quais fatos realmente aconteceram e quais são apenas mitos deste dia significativo da luta feminina.
A autora pesquisou a fundo para desvendar todo o enredo da luta das mulheres socialistas do final do século 19 e início do século 20. Ela traz todos os embates e as contradições existentes dentro do movimento socialista acerca do reconhecimento da importância da igualdade entre homens e mulheres e da libertação opressiva das mulheres numa sociedade machista.
A luta das mulheres reivindicava o direito ao voto, ao reconhecimento como portadoras de bens e direitos, o acesso ao trabalho e ao espaço público. A autora relata os acontecimentos do trágico e marcante incêndio em uma fábrica nos Estados Unidos, onde mais de cem operárias foram mortas. Tal evento foi de suma importância para o desenvolvimento do movimento operário estadunidense, no entanto, a autora desconstrói o mito que o vincula à criação do Dia Internacional das Mulheres.
Ao se completar um século desde que as mulheres socialistas reunidas em Copenhague aprovaram a proposta do Dia Internacional das Mulheres, a recuperação do significado dessa data é uma contribuição importante para a reflexão sobre os desafios, as formas de organização e as reivindicações que mobilizam a lutadas mulheres ainda hoje.

Autor: Ana Isabel Álvarez González
Número de páginas: 205
ISBN: 978-85-7743-138-0
Editora: Expressão Popular

COMPRAR O LIVRO