Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data especial em que tiramos um tempo para refletirmos sobre a nossa história, conquistas e desafios. Neste post vamos te dar ainda mais motivos para apreciar esse dia com diversas dicas de como aumentar a autoestima no Dia da Mulher.

Queremos te incentivar a explorar esse dia da melhor maneira possível, despertando o que a de melhor em você. Ao longo do post você vai conferir várias sugestões que vão te impulsionar a ser a sua melhor versão.

Você vai rir, dançar, cantar e se divertir com ou sem companhia. Vamos viver essa aventura? Continue aqui e esteja aberta para aumentar a autoestima no Dia da Mulher com dicas incríveis!

Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher
Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher – Foto: Pexels

Dicas que vão te ajudar a aumentar a sua autoestima no Dia da Mulher

Antes de começarmos com as dicas, é válido falarmos que nada disso é uma regra. É importante que você respeite os seus processos, mas também esteja aberta a viver novas experiências, pois somente assim você conseguirá aproveitar ao máximo todas essas sugestões e como consequência, aumentar a sua autoestima no Dia da Mulher.

Que tal? Preparada?

Se olhe no espelho

Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher
Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher – Foto: Pexels

Eu sei que essa sugestão em um primeiro momento pode parecer algo “comum”, mas poucas vezes na correria do dia a dia tiramos um momento para nos olharmos no espelho, com carinho e calma.

Aprecie a sua beleza tão única, acolha suas marcas e se faça um elogio. Além de ser uma ótima prática para aumentar a autoestima, essa dica é amplamente recomendada por médicos e psicólogos.

Tire um momento só para você

Quando foi a última vez em que você tirou um tempo livre para estar com você? Sem pressa, sem imprevistos e sem mais ninguém? Marque esse compromisso na sua agenda e curta a sua própria companhia!

Dance sozinha

Coloque sua música predileta para tocar e dance, sem regras e sem preocupações em estar fazendo um passo certo ou errado.

Cante sozinha

Você gosta da sua voz? Se a resposta for não, comece a curtir cada som que sai da sua boca através de uma bela canção. Repare como a sua voz é única e especial.

Passeie com as amigas

Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher
Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher – Foto: Pexels

Estar perto de quem a gente ama também é uma ótima dica para aumentar a autoestima no Dia da Mulher. Para potencializar ainda mais esse momento, faça um pequeno jogo com as suas amigas, pergunte umas as outras: o que você mais admira em mim?

Fique atenta as respostas que você receberá e perceba que esses também são belos motivos para se auto admirar.

Leia um pouco sobre autocuidado, autovalorização e autoamor

Muitas vezes não conseguimos entender alguns pensamentos e sentimentos até conhecer o porquê eles existem, aparecem e estão conosco. Ler sobre assuntos relacionados a autoestima é uma ótima dica para começar a olhar tudo através de um novo ângulo.

Pratique a escrita terapêutica

Você conhece a escrita terapêutica? Esse tipo de escrita é muito recomendada por psicólogos. Para colocar essa sugestão em prática, você vai precisar apenas de um caderno e uma caneta.

Passe para o papel todos os sentimentos, pensamentos e questionamentos. Nada precisa fazer sentido e esse pode ser um momento só seu, livre de julgamentos.

Com a escrita terapêutica você começa a se entender um pouco mais, pausa pensamentos acelerados e começa a organizar as suas ideias. Esse é um belo passo para começar a aumentar a autoestima no Dia da Mulher!

Faça uma limpa nas suas redes sociais

Pegue o seu celular e dê uma espiadinha em quem você anda seguindo nas redes sociais. Confira algumas perguntas e observações válidas para esse momento:

⦁ Você conhece essas pessoas?

⦁ Elas fazem parte da sua vida ou são importantes para você?

⦁ Vale a pena mantê-las por perto?

⦁ Você se inspira nelas?

⦁ Você se identifica com elas?

⦁ Elas são pessoas que você pode contar?

⦁ Seus propósitos de vida são semelhantes aos delas?

Essa etapa é fundamental. Siga apenas pessoas que você se identifique, isso vai refletir diretamente na maneira como você se vê. Resumindo: sua autoestima!

Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher
Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher – Foto: Pexels

Fique perto de pessoas que te motivem e te valorizem

Ter uma rede de apoio é fundamental. Estar perto de pessoas que te amam, te motivam e te valorizam é algo importante para a sua autoestima.

Para você que precisa renovar as amizades:

⦁ Esteja aberta e receptiva

⦁ Encontre pessoas que tenham coisas em comum com você. Exemplo: pessoas que gostam dos mesmos hobbys ou vão aos mesmos lugares.

Para você que deseja se fazer presente na vida de pessoas especiais:

⦁ Faça um elogio inesperado

⦁ Mande uma mensagem de bom dia ou boa noite

⦁ Mande uma mensagem ou encaminhe uma foto com uma frase de gratidão e carinho

⦁ Demonstre como essas pessoas são importantes na sua vida

Com esses pequenos passos, você vai estar ainda mais conectada com pessoas que gostam de você e te reconhecem. Com certeza, assim você aumenta a sua autoestima.

Escreva uma carta para você mesma

Você já escreveu uma carta? E que tal escrever uma carta para você mesma?

Fale sobre suas qualidades, se elogie e aproveite essa carta para reconhecer momentos em que você foi uma pessoa bondosa, simpática, resiliente e forte.

Esse exercício de aumentar a autoestima no Dia da Mulher através de uma carta, vai ser uma experiência totalmente nova. Aproveite!

Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher
Como aumentar a autoestima no Dia da Mulher – Foto: Pexels

Se dê um presente

Quando foi a última vez que você se deu um presente? E aqui, não estamos falando em presentes caros. Um mimo especial já faz toda a diferença. Sê dê um presente nesse Dia da Mulher!

Vista uma roupa especial

Vestir uma roupa especial é uma ótima ideia para aumentar a autoestima no Dia da Mulher e ainda comemorar essa data tão importante com um look lindo, que te represente.

Não deixe essa roupa guardada para um dia importante. O dia importante é hoje!

Assista um filme ou série engraçada e real

Se programe para assistir um filme ou série engraçada e real protagonizado por mulheres. Esse hobby além de fazer bem, ainda será um ótimo incentivo para você se olhar com carinho e aumentar a sua autoestima.

Conheça o trabalho, a vida e a arte de outras mulheres

O Dia da Mulher existe por causa de outras mulheres. Tire um tempo para conhecer o trabalho, a vida e a arte de mulheres tão importantes na nossa história como um todo.

Assim, você se inspira, conhece novas histórias e recebe um ótimo incentivo para aumentar a sua autoestima se espelhando em outras mulheres.

Aumente sua autoestima no Dia da Mulher e em todos os outros dias também

Que todas essas sugestões tenham feito sentido aí para você. Que o ato de fazer coisas para aumentar a autoestima no Dia da Mulher, vire um hábito. Assim, conseguimos manter o tanque do amor-próprio sempre cheio.

Me fale aqui nos comentários, qual foi a sua dica favorita? Quero saber!

Lembrancinha: Vasinhos com frases para o Dia da Mulher